imagem de uma mulher com as mãos nas partes íntimas
Saúde

Como os probióticos para prevenção de candidíase funcionam?

Apesar de não ser um recurso muito utilizado, os probióticos podem ter muitos benefícios para saúde, um deles é na prevenção de candidíase. Se você não sabe o que são os probióticos e como eles funcionam, fica tranquilo, vamos explicar tudo.

Os probióticos são bactérias que vivem no nosso intestino e são benéficos para a nossa saúde. Eles ajudam a melhorar nossa saúde geral, além de facilitar a digestão e a absorção de nutrientes que atuam diretamente no nosso sistema imunológico.

Quando há um desiquilíbrio na nossa flora intestinal, podemos ficar suscetíveis a doenças. Isso geralmente acontece quando ingerimos antibióticos ou mantemos uma alimentação inadequada.

Para que servem os probióticos? Principalmente para regular a microbiota intestinal, prevenir e tratar doenças, além de melhorar distúrbios gastrointestinais e atuar como imunomoduladores. Portanto, é essencial consumir os probióticos seja por meio de probióticos em cápsulas ou de alimentos que tenham probióticos em sua composição. Os alimentos mais consumidos são o kefir, iogurte e o missô.

 

Quais são os benefícios dos probióticos? A lista de benefícios é grande:

  • Controlam a microbiota intestinal;
  • Previne e trata doenças do trato gastrointestinal como inflamação intestinal, colite, síndrome do intestino irritável e doenças de Crohn.
  • Melhora problemas de digestão como azia.
  • Evita prisão de ventre e diarreia, pois regula o trânsito intestinal;
  • Aumenta a absorção dos nutrientes;
  • Fortalece o sistema imunológico, pois aumenta a produção das células de defesa.
  • Evita a proliferação de bactérias ruins;
  • Ajuda no controle da pressão alta e hipertensão;
  • Previne intolerância e alergia alimentar;
  • Melhora o bom humor, reduzindo doenças como ansiedade e depressão;
  • Recupera a microbiota intestinal;
  • Melhora a digestão da lactose para pessoas que são intolerantes;
  • Combate doenças como hemorroidas, câncer, infecção urinária e candidíase.

 

O que é candidíase?

A candidíase é uma doença causada pelo fungo Candida, esse fungo vive em nosso organismo. Mas quando há uma alteração em nosso sistema imunológico esse fungo acaba crescendo de forma excessiva e acaba causando essa infecção.

Essa infecção pode surgir em homens e mulheres e o tratamento é bem simples. A melhor maneira de prevenir essa proliferação exagerada do fungo Candida é mantendo o sistema imune em dia.

Apesar de ser uma infecção bastante comum na região intima da mulher. A doença pode surgir em outras partes do corpo como olhos e na boca, que é conhecida como sapinho.

Primeiramente, o tratamento deve ser feito com medicações para eliminar os fungos. Mas para combater de forma eficaz é importante ingerir probióticos para prevenção de candidíase. Ao ingerir os probióticos você ajuda a regular a flora intestinal e na melhora do sistema imunológico.

 

Existem tipos de probióticos?

Sim, existem uma grande variedade de probióticos que podem auxiliar na prevenção de doenças. Os melhores probióticos são os manipulados, já que através deles você consegue ingerir o melhor tipo para sua necessidade. Vamos a alguns exemplos:

  • Lactobacillus casei: ajuda no tratamento da diarreia, redução de colesterol, glicemia e inflamação intestinal.
  • Bifidobacterium Lactis: melhor o sistema imune.
  • Lactobacillus plantarum: reduz peso, glicose e colesterol.
  • Bifidobacteria breve: combate infecção de fungos e bactérias no intestino e vagina.
  • Saccharpmyces boulardii: trata diarreia causada por diarreia do viajante ou antibióticos.

Os suplementos probióticos podem ser consumidos através de sachês, líquidos, cápsulas e são diluídos em sucos naturais ou água. Entretanto, é essencial que você se atente aos tipos de probiótico que você está ingerindo. Pois, como falamos anteriormente, existem vários.

Se você não tem um objetivo específico, o ideal é consumir a maior diversidade de probióticos possível. Assim, conseguirá a restauração rápida e saudável da flora intestinal.

 

Como manter a flora intestinal em dia?

Além de consumir vários tipos de probióticos por meio de alimentos como kefir, iogurte, vegetais fermentados, leites fermentados, natto e kimbuchá. Procure adicionar a sua alimentação alimentos que sejam prebióticos, que são os alimentos para os probióticos.

Os prebióticos ajudam a manter uma boa população de probióticos no organismo. Então, os principais alimentos que entram nessa categoria cebola, aveia, linhaça, feijão com casca, banana-verde e alho.

Além disso, é essencial manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e vegetais. Ficar longe de alimentos industrializados, açucarados e fritos, para manter a flora intestinal em dia.

Aliás, vale lembrar que crianças também devem utilizar os probióticos, porém é importante que elas sejam acompanhadas de um médico. Pois, só o médico poderá indicar uma dosagem adequada de acordo com o peso e a idade da criança.

Entretanto, em casos de diarreia ou que a criança necessite ingerir antibióticos é essencial a ingestão de suplementos probióticos para ajudar a recuperar a flora intestinal. Caso o médico não indique, solicite a ele prescrição de algum tipo de probiótico.

Mantenha o sistema imunológico da sua família fortalecido com a ingestão dos probióticos. Se você não sabe onde encontrar suplementos manipulados de probióticos, a Dermo Manipulações possui uma grande variedade de suplementos probióticos, visite nosso site.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *