A imagem mostra um exemplo de um produto usado no tratamento da acne.
Geral

Como prevenir e combater a acne no rosto?

Prevenir e combater a acne no rosto é possível se você manter uma rotina diária de cuidados. Além de produtos específicos, é preciso lembrar que a saúde da pele começa de dentro para fora.

Por isso, vamos te dar dicas essenciais para manter a pele do seu rosto saudável, livre de manchas e acnes.

 

O que é acne?

A acne é caracterizada como uma inflamação da pele, que acontece quando as glândulas sebáceas estão obstruídas pela oleosidade e por resquícios de pele morta. Assim, a pele se torna um campo fértil para bactérias, que se aproveitam da oleosidade em excesso e iniciam o processo inflamatório, que gera os “cravos” e “espinhas” – como popularmente a acne é chamada.

Além da pele do rosto, a acne pode se manifestar nas costas e na região do peito. Geralmente, esse processo inflamatório tende a se apresentar com mais intensidade na adolescência, pois as mudanças hormonais estimulam a produção de oleosidade na pele.

Fatores genéticos e até externos, como má alimentação e estresse, também podem ser causadores da acne.

A imagem mostra um exemplo de um produto usado no tratamento da acne.

Tipos de acne

Existem, pelo menos, quatro tipos de acne, que variam conforme a gravidade da inflamação. Veja abaixo como os graus de acne são classificados:

  • Grau 1: a pele apresenta poros mais abertos e há surgimento de cravos ;
  • Grau 2: a pele apresenta sinais de inflamação, como aparência avermelhada, cravos e espinhas – algumas com pus;
  • Grau 3: além dos sintomas apresentados no grau 2, o paciente também possui nódulos e cistos endurecidos abaixo da pele;
  • Grau 4: tipo mais severo de acne, quando os nódulos e cistos apresentados no grau 3 podem se tornar abcessos. Se a acne de grau 4 não for tratada corretamente, pode deixar cicatrizes permanentes na pele.

É importante lembrar que apenas um médico dermatologista pode identificar a gravidade do problema e receitar o melhor tratamento acne. Porém, existem formas saudáveis de prevenir e tratar a acne no dia a dia. Os produtos da Dermo Manipulações podem ser grandes aliados para te ajudar a combater cravos e espinhas.

 

Como tratar manchas e cicatrizes de acne

Quase todo mundo já cutucou algum cravo ou espinha na tentativa de remover a inflamação, não é mesmo? Mas essa prática é perigosa, pois pode resultar em manchas e cicatrizes permanentes.

O mais indicado é consultar um médico dermatologista, além de realizar os cuidados diários para manter a saúde da pele em dia. Para manchas, por exemplo, é importante utilizar diariamente o protetor solar, pois os raios ultravioleta podem causar sérios danos à pele e ainda piorar a acne.

O protetor solar Biobase da Dermo tem fator de proteção solar 60 para raios UVA e UVB, além de possuir textura em gel, ideal para peles acneicas. O produto é manipulado, testado dermatologicamente, tem proteção imediata, não possui corantes e tem vitamina E na composição, que ajuda a deixar a pele mais hidratada e rejuvenescida.

Já para evitar cicatrizes, o ideal é não tentar remover a acne em casa para evitar machucar a pele. Se você quer resultados eficazes, utilize produtos que vão ajudar a combater a inflamação em poucos dias, como o Gel Secativo Antiacne com Ácido Salicílico da Dermo.

Mas se você já tem cicatrizes na pele e deseja removê-las ou atenuá-las, consulte um dermatologista para realizar o procedimento correto. Geralmente, os médicos especialistas utilizam técnicas como o peeling para remover os tecidos danificados e renovar as camadas da pele.

 

Dicas para combater e evitar a acne de forma natural

Existem diversas formas de combater e até evitar a acne, sem que você precise usar medicamentos agressivos, que possam causar efeitos colaterais. Se você ficou interessado, então confira nossas dicas para combater e evitar a acne de forma natural.

 

Beba água

Manter-se hidratado é fundamental para a saúde da pele. Se você não beber água, sua pele vai continuar ressacada, mesmo que você utilize bons hidratantes faciais, pois a hidratação começa de dentro para fora.

Porém, é preciso consumir a quantidade correta de água por dia, conforme a necessidade do seu corpo. Para saber quantos litros de água ingerir por dia, multiplique seu peso corporal por 35ml.

Por exemplo: 60kg x 35ml = 2,100 litros. Viu como é fácil?!

 

Alimente-se bem

Ter uma dieta saudável e balanceada faz toda a diferença quando o assunto é a prevenção e o combate das espinhas. Consumir alimentos gordurosos e processados pode piorar o quadro da acne. Por isso, opte por comidinhas saudáveis e capriche na hidratação para garantir a saúde da sua pele.

 

Skincare com produtos de qualidade

É muito importante estabelecer uma rotina de cuidados com a pele, mas é preciso ficar atento à qualidade dos produtos a serem utilizados. Por isso, trouxemos algumas dicas de quais produtos optar na hora do skincare:

  • Lave o rosto com produtos adequados para a pele da região, como o Sabonete Esfoliante Antiacne;
  • Após limpar a pele do rosto, utilize o Gel Antiacne ou Gel Secativo nos pontos que apresentam inflamação;
  • Hidrate a pele com o Gel Creme para Espinhas e Controle de Oleosidade, que é perfeito para peles oleosas ou acneicas;
  • Por último, não esqueça de utilizar o Protetor Solar Biobase FPS 60, pois, geralmente, os produtos secativos têm ácidos na composição, e a exposição solar sem os cuidados adequados pode causar manchas ou queimaduras na pele e piorar o quadro da acne.

Agora que você já sabe como tratar e evitar a acne, basta colocar as nossas dicas em prática e usar os dermocosméticos certos para garantir a saúde da sua pele! Descubra mais sobre a Acne e seu tratamento da Dermo!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *