Saúde

CONHEÇA A ORIGEM DA HIGIENE

A palavra hygiene vem da palavra grega Hygeia, conhecido como a deusa grego da saúde, que era filho de Aesculapius, o Deus da medicina. Desde o advento da Revolução Industrial (1750 até 1850) e o descobrimento dos germes, teoria das doenças e todas as pestes pelas quais o mundo passou, a higiene e a saneamento se tornaram uma das melhores maneiras para evitar doenças e malefícios para a humanidade.

Junto com novas manias adotadas, melhorias nas condições de vida, a inclusão do capitalismo, a liberdade econômica e os avanços da medicina e da ciência, a higiene e o saneamento tiveram um resultado melhor, além de ajudar na longevidade das pessoas, aumentando a qualidade de vida no último século até agora, assim como todos os avanços e descobrimentos na comunidade cientifica.

Isso tudo ajudou para que nossa vida dure mais, aumentando gradativamente o tempo de vida das pessoas ao redor do mundo, que viviam em situações precárias, porcas e desenvolviam doenças simples mas que não obtinham cura.

Agora qualquer pessoa consegue nascer nos locais do mundo com o mínimo de qualidade de vida, mesmo que não em condições perfeitas, hoje já não é algo ruim ou complicado, o saneamento básico, aqui no Brasil possui melhores condições do que anos atrás.

Na idade média, a expectativa de vida das pessoas não costumava passar dos 40 anos, não somente pela alta taxa de mortalidade, mas também porque os Europeus, e muitas partes do mundo, viviam de maneira precária no quesito saúde e doenças. Isso era causado pela higiene que não existia.

A superstição e a ignorância, em conjunto com a peste bubônica ou peste negra, além da infestação de vermes, contribuíram para o nascimento de muitas outras doenças, como o tifo, varíola e morte conhecida como branca, a tuberculose. Por isso o saneamento e higiene são tão importantes hoje em dia.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *