Tecnologia

Itaú ultrapassa Banco do Brasil e se torna o maior banco no país em 2020

O balanço da temporada do terceiro trimestre deste ano trouxe uma grande mudança no mercado de crédito Brasileiro: pela primeira vez, o Itaú Unibanco, um dos maiores bancos privados do país, passou a estatal Banco do Brasil em carteira de crédito (empréstimos, financiamentos, títulos de dívida e garantias) e se tornou o maior do país. O reflexo, entretanto, não alterou para o cliente que continua tendo de pagar a fatura Itaú com um sinal indicativo de que é o banco com maior cobrança de juros em empréstimos.

Segundo o jornal Valor Econômico, o Itaú terminou em setembro de 2019 com uma carteira de 688,9 bilhões de BRL, acima do saldo de 686,7 bilhões de reais do Banco do Brasil. A partir de setembro do ano passado, o estoque de operações da Itaú cresceu 8,3%, enquanto o estoque de ações da BB caiu 0,7%. Isso significa que a partir de 2020 Itaú já lidera o público como banco de maior influência no país, com também a maior cartela de serviços disponíveis.

banco itaú

A antiga concorrência entre Itaú e Banco do Brasil

A publicação assinala que, desde o final de 2016, A Itaú foi o maior rival do BB no total dos ativos (uma figura que também tem em conta os investimentos em numerário e financeiros). Mas nunca tinha ameaçado a liderança do BB no crédito, a atividade principal de um banco comercial.

A orientação é que os bancos controlados pelo Estado se concentrem nas linhas onde são mais competitivos, e que o setor privado e os mercados de capitais façam o lado restante. No Itaú, o resultado também mostra que a organização tomou algumas decisões sólidas para ampliar a gama de Serviços Financeiros e acelerar a digitalização do banco.

Mais tarde, nesta semana, Itaú anunciou a aquisição da Zup, startup da cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, criada em 2011. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, O montante total da transação é de 575 milhões de BRL , e a compra será feita em três etapas ao longo de quatro anos.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *