Educação

Quais os principais requisitos para trabalhar no setor de logística?

Se você está pensando em ingressar na faculdade de logistica ead ou até mesmo já concluiu o seu curso de logistica, este texto é para você. Aliás, sem qualquer distinção, seja na modalidade presencial ou de cursos a distancia, o mercado de trabalho oferece oportunidades para todos.

E assim, nesse sentido, você já deve saber ou, pelo menos, ter uma mínima noção de que a faculdade de logistica possibilita uma atuação bem ampla no mercado de trabalho.

Porém, para que suas funções sejam desempenhadas com profissionalismo e competência, algumas habilidades se fazem necessárias.

A partir de agora, você vai ficar por dentro de algumas atribuições exigidas para os profissionais de logística.

 

Habilidades que devem ser desenvolvidas pelo tecnólogo em logística

A logística é uma área fundamental para o planejamento da empresa. Desta forma, seus profissionais devem possuir um perfil bastante genérico, com características e habilidades que vão além do conhecimento técnico aprendido durante a faculdade de logistica a distancia ou presencial.

Além dos cursos tecnicos, após a graduação, é imprescindível que o profissional busque atualização, seja por meio de cursos livre ou especializações.

Porém, enquanto isso não acontece, existem algumas habilidades essenciais que podem tornar o profissional mais eficiente e capaz. Confira abaixo algumas delas:

 

Conhecimento

O conhecimento teórico, aprendido durante o curso tecnico em logistica, aliado ao conhecimento prático são a garantia do sucesso. Quando aplicados juntos ajudam na execução das atividades cotidianas, solucionando problemas e efetuando melhorias no processo.

 

Capacidade de liderança

Ser líder é uma capacidade que pode ser desenvolvida durante o período de atuação profissional. Para ser um bom líder é imprescindível extrair o melhor da equipe, estando sempre pronto para ajudar e direcionar conforme as exigências da empresa.

 

Raciocínio lógico

Querendo ou não, quem pretende atuar como tecnologo em logistica deve possuir familiaridade com os números. Seja para o preenchimento de planilhas, relatórios ou pesquisas, esta é uma habilidade que influencia no desenvolvimento da função.

 

Flexibilidade

Não só para quem atua com logística, mas para qualquer outra função dentro do mercado de trabalho, a flexibilidade é um diferencial. Na área de logística ela é requerida para que o profissional possa atuar entre as diferentes funções e etapas do processo.

 

Tecnologia

Conhecer os dispositivos que auxiliam para a execução do trabalho também é essencial. Para os tecnólogos, as ferramentas Enterprise Resource Planning (ERP), Warehouse Management System (WMS) e Transport Management System (TMS), facilitam o dia a dia.

 

Relacionamento

Um bom relacionamento com a sua equipe e gestores faz com que as necessidades, deveres e solução de conflitos sejam facilmente desenvolvidos. Assim, esta pode ser considerada uma das habilidades mais importantes, já que o profissional de logística atua diretamente com diversos setores.

 

Capacidade de adaptação

O ambiente de logística é bastante dinâmico: o serviço deve ser executado no prazo estipulado, com resultados que tragam lucro para a organização. Independente das situações, este deve ser o foco do profissional que precisa de adaptar facilmente às condições adversas.

 

Planejamento

Agindo de forma planejada e organizada é possível prever erros e atuar antecipadamente para corrigi-los. Deste modo, o profissional será capaz de lidar com os desafios e, com as suas habilidades, resolvê-los com precisão.

 

Capacidade de trabalhar sob pressão

A pressão por grandes resultados e urgência em determinadas situações fazem parte do cotidiano de quem trabalha com logística. Nesse sentido, é preciso que o profissional saiba driblar essas situações sem impactar na sua produtividade.

 

Visão estratégica

Um bom estrategista sabe avaliar os pontos negativos e positivos do seu negócio e dos concorrentes. Assim, elaborar estratégias que vão além dos problemas atuais e harmonizem soluções para o trabalho em equipe são importantes.

 

Falar um segundo idioma

A fluência em uma segunda língua, como por exemplo o inglês, é fundamental para que o profissional não perca oportunidades. Em muitos casos, a comunicação entre clientes e fornecedores pode ser prejudicada por este único motivo.

 

Habilidade de comunicação

Saber se comunicar é primordial. Na área de logística ainda mais, já que o contato com fornecedores e parceiros deve ser contínuo. É preciso ser claro, objetivo e compreensível em todas as suas comunicações.

 

Proatividade

A proatividade é uma característica muito relevante, uma vez que o tecnólogo precisa ser capaz de antecipar situações-problema e resolvê-las sem supervisão.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *