Geral

Qual a diferença entre bacharelado em administração e administração de empresas?

Se você tem a intenção de iniciar um curso de administração, precisa saber que não há diferença entre bacharelado em administração e administração de empresas. Na verdade, são só duas formas populares de falar sobre a mesma graduação. Porém, há alguns cursos de pós que são específicos para administração de empresas. Mas, você só pode se matricular em um desses cursos depois que se formar na graduação em administração. Então, vamos explicar um pouco mais sobre esse curso. Assim, você vai conhecer o que estará te esperando durante esse período de aprendizagem.

O curso de administração é considerado uma graduação, ou seja, um curso de nível superior. Normalmente, essa graduação possui quatro anos de duração, durante esse tempo, o aluno tem acesso a todo o conteúdo e prática para se transformar em um bom profissional da área. Além dos trabalhos e provas habituais, há também outros projetos importantes dentro da grade curricular, vamos falar um pouco sobre cada um deles.

 

Processos de avaliação do bacharelado em administração

O curso de administração conta com três processos avaliativos bem importantes não só pela nota, mas pelo conhecimento adquirido. São eles: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), estágio curricular supervisionado e atividades complementares.

Entre esses, o mais conhecido é o TCC. Ele é um grande projeto que deve ser desenvolvido durante os últimos meses de curso. A ideia é que o aluno escolha um tema e possa defender sua ideia por meio desse trabalho. O Trabalho de Conclusão de Curso vale a aprovação no bacharelado em administração, mas também é uma etapa importante para o aluno. Afinal, ele estará imerso, realizando pesquisas na área e indo atrás das informações sozinho.

O estágio curricular supervisionado também é de extrema importância. Afinal, será o primeiro emprego do estudante na área em que quer construir uma carreira sólida. Sendo assim, com o estágio é possível ter uma prévia de como é o ambiente de trabalho, as atividades a serem desempenhadas e vários outros detalhes importantes. Porém, durante esta etapa, o estudante não estará sozinho, ainda terá ao seu lado um supervisor para mostrar o melhor caminho a ser seguido. Além disso, durante o estágio é importante mostrar o seu foco e vontade de aprender. Afinal, há chances do aluno ser contratado pelo mesmo lugar em que desempenhou o estágio, depois que se formar no curso. Ou ainda, ser indicado para uma outra vaga. Ou seja, esse é o momento de fazer bons contatos profissionais.

E por último, vamos falar das atividades complementares. Desde do primeiro módulo, o estudante do curso de administração pode participar de eventos da área para desenvolver ainda mais o seu conhecimento. A ideia é que a cada palestra, por exemplo, o estudante receba uma pontuação. No final do curso é preciso atingir uma pontuação X, esse número depende de cada instituição de ensino. É interessante sempre pensar nas horas complementares como um acréscimo da aprendizagem e não como uma obrigação.

 

Como escolher um curso de administração

Agora que você já conhece mais sobre o bacharelado em administração, precisa conhecer também os pontos importantes na hora de escolher uma instituição de ensino. A primeira coisa que você precisa observar é se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer esse tipo de curso. Afinal, é esse credenciado que tornará o seu diploma válido e bem aceito nas vagas específicas do mercado de trabalho, ou ainda, em outras instituições, quando você for fazer uma especialização, por exemplo.

Para verificar essa informação, você pode acessar o portal do MEC e verificar pelo nome da instituição de ensino. Essa pesquisa é bem fácil. Muitas faculdades já possuem essa informação em seu site, facilitando ainda mais.

Depois disso, é interessante verificar qual é a grade curricular do curso de administração de cada instituição. A grade curricular nada mais é do que a listagem de disciplinas e assuntos que você aprenderá durante os quatro anos de estudos. Se possível, é interessante ter acesso a uma prévia do material de ensino do curso. Como, por exemplo, um capítulo da apostila, uma videoaula, ou até mesmo uma prova que tenha sido aplicada anteriormente. Assim, você conhece um pouco mais sobre a metodologia do curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *