SEO
Geral

Qual a relação “conteúdo pago x conteúdo orgânico” ideal para a minha empresa?

Toda estratégia de marketing digital eficaz costuma abranger o investimento em conteúdo pago e conteúdo orgânico. No entanto, muitas vezes a empresa tem dificuldade em estabelecer uma relação equilibrada entre ambos.

Essa relação harmônica é importante porque permite que a empresa dirija esforços e dinheiro a ações que realmente trazem os resultados esperados, aproveitando melhor recursos humanos e financeiros.

Mas, afinal, qual é a relação ideal entre conteúdo pago e conteúdo orgânico para sua empresa? Neste post abordamos essa questão. Confira e saiba como proceder!

 

Por que investir em conteúdo?

O conteúdo tem como foco a atração de pessoas, de modo a dar visibilidade à marca e seus produtos, gerando aumento de visitantes em seu site, captação de leads e novas oportunidades de vendas, de modo a incrementar seu faturamento.

A empresa também pode contar com outros benefícios paralelos, como a possibilidade de estabelecer um relacionamento de confiança com consumidores e potenciais consumidores, além de se tornar referência e autoridade em sua área de atuação.

 

Conteúdo pago x conteúdo orgânico

A atração de pessoas e colocação da marca e seus produtos em evidência podem ser feitas de duas formas, por meio do conteúdo pago e do conteúdo orgânico. Veja, a seguir, como cada um funciona e quais são suas vantagens e desvantagens:

 

Conteúdo pago

É aquele em que se paga para atrair pessoas e ter boa visibilidade entre seu público-alvo. Bons exemplos são campanhas realizadas no Google Ads e Facebook Ads, que são plataformas de anúncios.

Entre suas principais vantagens, destaque para o alcance de objetivos rapidamente, com maior exposição e visibilidade em curto prazo. Por isso, os resultados de captação de leads, aumento de tráfego e vendas costumam ser elevados logo no início da ação.

Justamente por essa característica costuma ser indicado para quem deseja realizar vendas rapidamente e ter lucro e retorno sobre o investimento maior e em curto prazo.

No entanto, há algumas desvantagens que devem ser consideradas. Uma das principais é o custo um pouco maior para atrair os visitantes, mas é algo que compensa porque os resultados são alcançados rapidamente.

Além disso, o conteúdo pago não é escalável, logo, quando não for mais veiculado não se tem resultados. Portanto, se sua intenção for atingir objetivos de médio e longo prazo, essa alternativa não proporcionará isso.

 

Conteúdo orgânico

Trata-se do conteúdo que atrai visitantes de maneira espontânea e sem pagamentos. Por isso, reduz custos com marketing digital sem perda da efetividade, trazendo resultados à empresa mesmo que se gaste menos.

É por essa característica que o conteúdo orgânico é considerado uma estratégia com ótimo custo-benefício. No entanto, os resultados obtidos com ele são conquistados em médio e curto prazo, somente.

Mesmo assim, uma vez atingidos eles são contínuos, ou seja, é possível manter e gerar mais tráfego e vendas com o passar do tempo. É devido à essa característica que se diz que o conteúdo orgânico não tem prazo de validade, enquanto o pago, sim.

Também há uma vantagem que costuma passar despercebida: conteúdo orgânico dá maior impressão de credibilidade do que o pago. Quando se trata de um anúncio, a plataforma mostra isso ao usuário, que entende que o material quer vender algo, reduzindo sua confiança nas informações. Com o orgânico dá para contornar isso.

 

Qual a relação ideal de conteúdo pago e orgânico?

Embora possa parecer mais atrativo investir somente em uma alternativa, o ideal é combinar ações com conteúdo pago e orgânico, mantendo uma relação equilibrada entre essas duas formas.

Mas, por que isso é recomendado? Simples: dessa forma é possível atingir pontualmente os objetivos da empresa, trazendo resultados em curto, médio e longo prazos, de modo a dar maior suporte à estratégia de crescimento.

Se quiser, é possível dar maior ênfase a uma forma de conteúdo, mas para isso é preciso considerar diferentes pontos para estabelecer qual deve receber esse foco. Um deles e saber exatamente quais são seus objetivos e em quanto tempo deseja alcançá-los.

Além disso, teste o conteúdo pago e orgânico para saber qual tem melhor performance de acordo com os objetivos da empresa. Ademais, analise métricas e resultados conquistados, para direcionar esforços ao que realmente dá certo e ajustar o que precisa de melhorias.

Se tiver dificuldade em implementar ações com conteúdo pago e orgânico, bem como para estabelecer qual a relação e equilíbrio ideal entre ambos, contrate uma agência de links patrocinados e SEO para lhe auxiliar!

A agência atua no desenvolvimento e execução de projetos de conteúdo pago e orgânico, colocando em execução as melhores práticas do mercado para atrair resultados expressivos, com retorno financeiro significativo.

Seus colaboradores atuam em diferentes etapas, como na criação de conteúdo e gestão de campanhas no Google Ads, realizando ações assertivas e com maior chance de sucesso. Aproveite para implementar essa solução em sua empresa e melhorar seus resultados digitais.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *